a Digital Equipment Corporation ou simplesmente DEC, foi uma organização norte-americana considerada pioneira na fabricação de minicomputadores. Digital abriu o mercado da criação de minicomputadoras, com tua popular série PDP, assentando as bases pra posterior constituição dos pcs pessoais.
A sigla FEB, foi oficialmente utilizado na Digital, depois de ter sido ignorada por Dairy Equipment Company de Madison (Wisconsin), a término de impossibilitar um combate de patentes, de marcas com esta. Digital Equipment não necessita ser confundida com a Digital Research; as duas eram entidades distintas; ou com a Western Digital (apesar do evento de que esta fabricou o chipset LSI-onze que posteriormente seria utilizado na Digital Equipment os pcs PDP-11/03).
- 3 A abordagem “Que – Quem – Por que – Como”
- Física Matemática e de Fluidos
- quatro Ética e o desenvolvimento pleno de nossa segunda natureza, ou êthos
- Chuck Noris podes embrenhar-se com o cabo de um telefone sem fio
- Bus de 384 bits (com 768 MB de RAM) nunca usado até a data
- dois Recepção 2.1 Críticas positivas
- três Big Crunch
O que tornou famosa a organização Digital foi o de ser a criadora das chamadas minicomputadoras. Esta classe de computadores, neste instante obsoletas, situavam-se entre os grandes sistemas centrais multi-usuário mainframe e os posteriores sistemas pessoais (mono-usuário) ou microcomputadores.
Este tipo de máquinas nasceram na década de 60, graças ao desenvolvimento da tecnologia de transistores e sua aplicação aos circuitos eletrônicos. Normalmente, um minicomputador ocupava o espaço de uma ou duas geladeiras, ao inverso das máquinas da época, que ocupavam quartos inteiras. A série PDP DEC é considerada a primeira nesta classe de pcs. Seu PDP-oito foi o primeiro minicomputador amplamente aceito na comunidade científica. O barateamento dos custos do hardware e o sucesso dos microprocessadores levaram ao final a este tipo de computadores. A empresa foi fundada em 1957 por Ken Olsen e Harlan Anderson, dois engenheiros que tinham estado a trabalhar no laboratório Lincoln do Massachusetts Institute of Technology (MIT), sobre o projeto de TX-2.
O TX-2 era um computador baseado em transistores, que usava a grande quantidade de frases de trinta e seis bits, sessenta e quatro kilobytes de memória principal. Quando aquele projeto começou a apresentar problemas, Olsen e Anderson deixaram MIT pra formar DEC. Naquele tempo, o mercado era hostil para fabricantes de pcs, e os investidores lhe sobremaneira admirados estes tipos de projetos. DEC começou, deste jeito, a criar pequenos “módulos” digitais (correspondentes aos componentes do TX-2) como portas, motoristas de transformador, etc., que conseguem ser combinadas para serem utilizados em laboratórios.
Ao longo dos anos sessenta DEC criou uma série de pcs que apresentam melhor ligação preço/desempenho que os da IBM, em geral baseadas em expressões de 18 bits. Em 1961, a organização foi beneficiária e começou, dessa maneira, a construção de teu primeiro pc PDP-1, elaborado por Ben Gurley.
Para cuidar laboratórios com um baixo custo, em 1963, DEC proporcionou o PDP-5, um minicomputador que foi um fundado sucesso. 16,000. O PDP-oito era nanico bastante pra caber em um veículo. Era bastante descomplicado de usar, e oferecia variedade de funções, desculpa pela qual foi vendido em quantidades enormes a novos lugares e mercados: laboratórios, caminhos de ferro, e todo o tipo de exercício industrial. Era o primeiro computador do que com regularidade foi comprado por um punhado de usuários finais como uma alternativa à utilização de um sistema superior em um centro de processamento de fatos.