Hoje, são dados por concluídos os três dias de “South Summit”, o superior evento dedicado às startups em Portugal. Uma interessante oportunidade para se conceder a dominar, e pôr em contato os três “elos” da cadeia, as startups, o financiamento e os consumidores. Por elucidar o termo “startup”, que parece que só podem ter apoio tecnológica, e não é bem desta maneira. Uma startup é uma organização recente fabricação (se bem que seja maleável), com um direito componente de inovação e, além de tudo, com uma alta incoerência e risco, ou o que é o mesmo, com um padrão de negócio testado. Nós como Visualbox, tivemos um estande durante todo o evento, na especialidade de B2B (business to business).

Lá estivemos todo o computador tentar tirar o máximo partido do seu tempo e dinheiro investido. Tenho de confessar, que eu tenho pouca fé em ligação a eventos para empreendedores. Em geral tendem a ser mais focados em retirar dinheiro dos empresários, que em doar-lhes serviço.

E isso pode talvez encerrar acontecendo é que, você se descobre em um evento, abundante em outros empreendedores, porém sem investidores ou consumidores, portanto, como “cão não come cão”, não serve definitivamente pra nada. Não foi o caso do South Startup Summit, onde pudemos ver, visitándonos no nosso estande, velhos famosos do local empreendedor de Madrid, e investidores de todo o tipo. Quanto aos investidores, posso constatar, que os representantes dos fundos espanhóis estavam todos, não faltava nem um, nem sequer outro. A maioria, os “velhos” conhecidos, com os que agora temos uma longa relação profissional. Famosos investidores de startups espanholas como Kibo, Fundação Entrecanales, Fundação Montepio, Didac Lee, além de outros mais.

No que respeita aos representantes de fundos estrangeiros, foram bastante menos acessíveis e enganosos, porque, mais que nada, estavam ali para fazer porção dos jurados de “projetos” dos empreendedores. As seleção de startups, pelo menos as que eu tive a chance de dominar, tinham um excelente nível. Não eram apenas ideias em um guardanapo, no entanto corporações de imediato consolidadas, com um produto desenvolvido e um padrão de negócio mais ou menos sólida. Congratulações aos organizadores do South Summit, um evento bem estruturado, e muito positivo do ponto de visibilidade de uma startup. P.S. Deixe-me dizer, o mais “triunfou” foram os cachorros de Oscar Mayer, as filas que se criavam diante dos carrinhos eram infinitas.

  • Apresentar relatórios efetivos diante o Conselho de Administração
  • Comercialização de produtos primários
  • Função social: estimula a previsão, contribui com a melhoria da saúde
  • três Assistência a Palestina
  • Alcácer: “Esse material destaca-se na comunhão”

Os 2 viemos de ribeirão preto. Eu com sete anos de idade, não fazia mais do que repetirle a minha mãe que queria dançar e ela encontrou-me uma professora de dança, que acabou por ser Sonia. Há direito paralelismo entre a sua carreira e a de Miguel Poveda, ambos os catalães fazendo o maior sucesso no mundo do flamenco, mesmo que ele cante.

É cedo para equipararme com Miguel Poveda. Espero ser feliz com o que faço. Não me comparo nem sequer com ele nem ao menos com ninguém. Eu não adoro de comparações. Qualquer um deve fazer o fantástico que tem e se vem o sucesso, seja bem-vindo e a puxar pra frente. O público é o que te dá o blog ou se retira.

Miguel vem de uma família com pouca tradição flamenga. Sua paixão começou por ouvir a música que lhe punha a tua mãe. De onde vem a tua paixão? O adoro vem de não se conhece onde. Não somos uma família de artistas.

Categorias: Negócios