O termo “relações exteriores de Israel” diz-se a vínculos diplomáticos, comerciais e culturais entre o Estado de Israel e em outros países do universo. Egito e Jordânia, depois de assinar os tratados de paz em 1979 e 1994, respectivamente. As fronteiras com a Palestina permanecem abertas, ainda que ante fortes restrições israelenses, porque Israel mantém ocupado da Cisjordânia 1967. As fronteiras com a Síria e o Líbano, por tua vez, estão completamente fechadas.

As relações próximas com os EUA, têm sido por décadas o eixo da política externa de Israel. Desde o estabelecimento do Estado de Israel, em 1948, até a Revolução iraniana e a queda da dinastia Pahlaví em 1979, Israel e Irã mantiveram relações próximas. O irã foi o segundo povo com população predominantemente muçulmana em reconhecer Israel como uma nação soberana só depois da Turquia. Durante a segunda metade do século vinte, Israel construiu um extenso programa de ajuda internacional e da educação pela África, mandando especialistas em agricultura, gestão de água e saúde.

Ao longo da primeira década dos anos 2000’s, o Ministério de Relações Exteriores advertiu que, com a crescente intervenção da Combinação Europeia no sistema internacional, Israel poderia permanecer isolado dos tópicos globais. A raiz de uma série de problemas nas relações diplomáticas com a Turquia e a chegada ao poder da irmandade muçulmana no Egito em 2011, Israel teve menos relações com estes países.

Ao longo do mesmo período, as relações de Israel com outros países foram melhorando, pela Europa, com a Grécia e Chipre formaram o Triângulo de Energia e pela Ásia, com a China e a Índia, principalmente se deveu ao progresso econômico e tecnológico de Israel.

Dentro da Unesco, Israel é um afiliado de muitos programas internacionais e organizações. As relações são realizadas através da Comissão Nacional de Israel para a Unesco. Organização Europeia de Biologia Molecular (em inglês, European Molecular Biology Organization) e do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (em inglês, European Molecular Biology Laboratory). E desde o ano de 2013 é associado do Banco de Pagamentos Internacionais.

em 10 de maio de 2010, Israel foi convidado a participar da Organização pra Cooperação e o Desenvolvimento Económicos (OCDE). Israel é membro do fórum do Diálogo do Mediterrâneo (em inglês Mediterranean Dialogue) por cota da Organização do Tratado do Atlântico Norte. No ano de 2014 Israel se juntou ao Clube de Paris. Depois do estabelecimento do Estado de Israel em 1948, Israel foi submetido a vários boicotes, realizados pela Liga Árabe pra isolar as relações diplomáticas do Estado de israel. Nos dias de hoje, Israel tem relações diplomáticas com 157 países dos 192 participantes das Nações Unidas, assim como com o estado não-membro das Nações Unidas, a Santa Sé e a União Europeia.

Alguns estados reconhecem Israel como um estado, mas não têm relações diplomáticas com ele. Até o dia de hoje, existe um total de trinta e um estados-membros das Nações Unidas que não reconhecem o Estado de Israel ou que não têm relações diplomáticas com esse. Alguns desses países aceitam os passaportes israelenses e reconhecem novas situações referentes à soberania de Israel. República da China (Taiwan), que reconhece a Israel, porém de forma oficial não têm relações diplomáticas (apesar de terem relações não oficiais) pelo motivo de Israel tem o reconhecimento da República Popular da China.

  • Dois História 2.Um Origens históricas
  • 28A.- Unidas Podemos propõe a defender, por lei, a equiparação salarial entre homens e mulheres
  • R1150 GS
  • O Procurador-Geral dos EUA – Robert Kennedy
  • Área: 746.43 hectares

De forma oficial Comores não tem relações diplomáticas com Israel, porém ambos os países têm tratados bilaterais. Apesar de a missões diplomáticas israelenses no Bahrein, Marrocos e Omã foram fechadas no ano de 2000, dos tratados e das relações económicas continuam. O turismo israelense em Marrocos é apoiado pela Federação Mundial de Judeus Marroquinos (em inglês, World Federation of Moroccan Jewry), uma organização não governamental de judeus. Os cidadãos de Israel se conseguem entrar pra Coreia do Norte com passaportes israelenses, mas como qualquer outro estrangeiro pede que depositaram seus passaportes com as autoridades locais e têm que utilizar a documentação lugar para turistas.

em um de outubro de 1994, os países do Golfo Pérsico, anunciaram teu suporte para fazer uma revisão ao boicote árabe, suprimindo o segundo e terceiro boicote contra Israel. No ano de 2005, a Arábia Saudita divulgou o término da proibição de bens e serviços israelenses, principalmente em consequência a sua aplicação para a Organização Mundial do Comércio, onde um país-filiado não podes ter proibições com outro. Mas, o boicote da Arábia Saudita não foi cancelado. Em anos recentes, Arábia Saudita, mudou seu ponto de visão sobre a gravidade de negociar com Israel.

a partir de meados da década dos 1990’s, no tempo em que Israel e os países do norte de África começavam lentamente a estabelecer relações diplomáticas, a Argélia foi um dos últimos países a levar em conta fazer tal ato. Argélia e Israel não têm relações diplomáticas.

Categorias: Negócios