Inteligência Artificial na indústria do videogame AAA1. Como podes o mundo académico, contribuir pro seu sucesso? Nos últimos anos, a indústria do videogame se consolidou como um dos principais negócios no mundo do entretenimento. A chegada da nova geração de consoles incentiva desenvolvedores e jogadores a perguntar-se

Durante anos, a resposta era clara: gráficos ainda mais belas. No entanto, o jogo chegou a um ponto onde as diferenças gráficas entre diferentes produtos são mínimas. As equipes de desenvolvimento são conscientes da necessidade de achar aquilo que faça seus jogos se mostrar entre os outros e os avanços em Inteligência Artificial podem ser a solução. Tradicionalmente, a indústria e o universo acadêmico divergiram, em extenso proporção, pela hora de recomendar e desenvolver soluções pra as dificuldades que encontramos no dia-a-dia do desenvolvimento de um jogo AAA, contudo o

É possível unificar ambos os pontos de visão e levar a Inteligência Artificial em jogos eletrônicos a ser o aspecto-chave da “nova formação”? Hoje, quase sessenta anos depois, esta explicação ainda é tão válida quanto a de desse modo. Quando falamos de Inteligência Artificial, culturalmente tendemos a associá-lo com a robótica.

  • 1 Meu AT&T
  • 10 Animais lindos: Os crimes de Grindelwald
  • Lugo: Victor Díaz: “Não nos estranha a nossa classificação”
  • 87Certeau, 1996, p. 139
  • Armadilhas de ferro

Novelas e vídeos fizeram com que, durante anos, tenhamos esta imagem arquetípica de um futuro onde os robôs têm chegado a um grau de desenvolvimento que é difícil diferenciá-los de um ser humano. Os jogos não são diferentes.

Desde o seu começo lá pelos anos 40-702 (dependendo do que a consideremos como um jogo real), os jogos eletrônicos têm incluído inimigos artificiais que têm exposto desafios com os quais os jogadores têm desfrutado durante gerações. Há um aspecto que diferencie a IA em jogos da IA utilizada em outros estilos da ciência?

Podemos declarar a IA dos jogos eletrônicos como uma Inteligência Artificial real? Quando falamos de IA em jogos eletrônicos, estamos acostumados nos atribuir ao conjunto de algoritmos e sistemas que governam os adversários controlados pela máquina. Como queremos descobrir-nos diante de uma infinidade de tipos diversos, gêneros e subgêneros de jogos, cada item exibe tuas próprias características e necessidades. Figura 1: Visão simplificada da arquitetura de um sistema de IA em um jogo eletrônico de ação/aventura.

Categorias: Tecnologia